CURRÍCULO Não é apenas uma lista de conteúdos a serem
transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento a
experiências do cotidiano. O currículo tem sido orientado a transmissão de
conhecimentos socialmente válidos e resultantes de uma seleção organizada
intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados.
O desenvolvimento do currículo, na realidade da escola, vai além das grades
curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os
acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações
estabelecido na dinâmica do processo educacional. Uma educação voltada a
construção de uma sociedade justa e igualitária, que respeite as diferenças e
os diferentes, trabalha no sentido de ampliar os direitos dos educandos as
ciências, as artes, as tecnologias de comunicação que constituem os sistemas
simbólicos de uma sociedade. A integração de tecnologias de informação e
comunicação permite, com efeito, interligar essas vertentes em novas práticas
pedagógicas com o uso da internet, o que proporciona expandir as situações de
aprendizagem e englobar a complexidade crescente do conhecimento, da ciência e
da tecnologia. O uso das tecnologias em processos de aprendizagem propicia o
registro digital das produções dos alunos, criando condições para que seja
possível identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, como também
reconhecer o que foi trabalhado do currículo prescrito e o que foi integrado,
que vai além do previsto e livros didáticos e também é trabalhado na escola.
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